Artigo

Profissionais de Educação Física, publicam importante artigo na Revista Internacional SEDENE ( Revista Científica de La Sociedad Española de Enfermaría Neurológica), uma revisão sistemática, sobre influências do treino resistido no equilíbrio e controle postural dos parkinsonianos, orientados pelo profissional Me. Klebson Almeida 001246-G/PA @klebsonalmeida, com a contribuição de Dra. Mariela Maseschy 001212G/PA @marielamaneschy
Me. Bráulio Lima 004520-G/PA @professorbraulio.

Autores:
Kamilla Palheta, Clayton Silva e Nizabelle Seixas.

Resumo
Introdução
A prática de exercícios físicos tem contribuído significativamente para a qualidade de vida da população, portanto, inúmeros especialistas estabeleceram relações entre praticantes de exercícios físicos e o sucesso no tratamento de doenças, como a doença de Parkinson em idosos.
Objetivo
O objetivo desta pesquisa é analisar a influência da prática do treinamento resistido na correlação do equilíbrio e do controle postural em pessoas com Parkinson.
Método
Revisão sistemática de acordo com as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyzes (PRISMA), com consulta nas bases de dados PubMed, Scielo, BVS (Lilacs), ScienceDirect e Cochrane, com base na influência do treinamento resistido no equilíbrio e controle postural em idosos com doença de Parkinson, destacando-se a principal ferramenta de avaliação da Movement Society for Disorders, uma escala de avaliação unificada para a doença de Parkinson.

Resultados
Após a busca nas bases de dados selecionadas e considerando os critérios de inclusão e exclusão deste estudo, 10 estudos foram selecionados para compor esta revisão e um total de 556 participantes foram agrupados. Observou-se que a maioria das intervenções (60%) teve duração de aproximadamente 30-45 min durante 8 a 12 semanas, os instrumentos de medida mais utilizados foram os escores do Balance Evaluation System Test (BESTest), Freezing of Gait Questionnaire (FOG-Q) e Escala de Avaliação da Doença de Parkinson Unified da Sociedade de Distúrbios do Movimento (MDS-UPDRS).
Conclusão
O exercício físico desempenha um papel fundamental na intervenção e prevenção dos sintomas da doença de Parkinson ao nível do equilíbrio, força e qualidade de vida.

Compartilhe nossa página!